quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Ensaios...

Ontem fui à terapeuta e no meio da nossa conversa foi tocado em determinado assunto... Tudo bem subjetivo e indeterminado, pois o conteúdo é restrito e sigiloso – não sei, ainda, mas vou descobrir qual o segredo que os psicólogos têm de te arrancar a verdade, mesmo aquelas mais profundas e sórdidas – e eu confessei que no momento em que ela me fizesse uma pergunta, eu, prontamente, teria a resposta, imaginando, assim, como seria a sessão de ontem.
Um planejamento simples parecido com planejamentos feitos por pessoas controladoras.
Busquei diversos assuntos a serem discutidos e, para todos, eu já tinha o que dizer a ela. Até aí tudo normal, bem normal...
Para minha surpresa, antes que eu dissesse a minha resposta planejada com todo o seu conteúdo e detalhes... ela me interpelou:
_ Peraí, você está ensaiando?
_ Humm...? Eu disse.
_ Você está ensaiando a terapia? Ela reforçou.
Meio que sem jeito algum eu disse: _ Eu pensei nas conversas que poderíamos ter e nas respostas a serem dadas.
_ Essa é ótima! Ensaiar a terapia. Ela disse com um tom engraçado de surpresa. (ainda não tinha visto essa expressão nela).
Diante da pessoa que cuida dos doidos... eu simplesmente falei: _ Sim, pode ser um ensaio.
Sei lá o que seria de mim naquela hora se eu a contrariasse... Se bem que não aconteceria nada, a não ser o fato dela saber que estava mentindo...
O fato é que ... essa coisa de planejar, digo ensaiar ficou na minha cabeça.
Hoje, na hora do almoço, estava pensando no texto que escrevi antes desse e que não publiquei ainda... Fiquei pensando nas frases, no que acrescentar e se estava bom ou ruim.
Depois me veio, novamente, a mente a palavra: ensaiar. E não mais que num instante me dei conta que eu ensaio tudo. (Será isso normal?)
Eu ensaio a conversa com o dentista, quando ele briga comigo por que sumi do consultório.
Eu ensaio a bronca que quero dar em empregada quando ela falta o serviço e me deixa na mão e não vem trabalhar...
Eu ensaio a conversa com minha chefe, subchefe e subsubchefe.... (melhor esclarecer: Chefe: Diretor, Subchefe: Vice-Diretor, Subsubchefe: Supervisor Pedagógico).
Eu ensaio a conversa com meus amigos...
Eu ensaio a conversa com minha mãe e minhas irmãs...
Eu ensaio a conversa com o filho e com o marido...
Eu ensaio as ações que vou executar...
Eu ensaio o que vou escrever aqui!
Deus... eu ensaio tudo...
Puxando na memória uma vez fui convidada para ir à casa de uma amiga no tempo de faculdade e para isso eu deveria segui-la no meu carro e ela no dela... Assim foi feito. O caminho longo, rádio ligado e eu batendo papo comigo. Falava da vida, do diálogo que poderíamos ter, da coisa de ser cinéfila... e por aí foi o papo entre mim e eu... eheheheee.
Quando paramos o carro a primeira coisa que ela me falou: Amiga, você é doida?
Pensei rapidamente sem pronunciar nenhuma palavra... naquela hora: Será que dei alguma gafe no transito? Será que fechei alguém? Será que passei na faixa de pedestre? Será que andei rápido e esqueci do pardal...? Nossa que sufoco...
Ela continuou: Amiga, você fala sozinha!!!
Respirei fundo com uma sensação de alívio e, naquela fração longa de segundos, me perguntei o que iria responder... E agora? Ela vai descobrir que sou realmente doida... Me veio a mente a resposta: Hahaha... doida.. eu? Que isso, eu estava cantando!!! Você não canta???
Ela saiu desconfiada e eu mais ainda....kkkkkkkkkkk
O mais intrigante de toda essa loucura de ensaio... é que nada sai exatamente como eu ensaiei! Penso, planejo, arquiteto, estruturo... Mas na hora H.... sai diferente...
Vai entender doido, não é?!

2 comentários:

  1. Lica, adorei!! Princialmente por ter me identifcado com tudo isso!! acho que todos ensaiamos - antes de beijar, ensaiamos o beijo. Antes de sair por trabalho ensaiamos os diálogos do dia: o "se cuida filho", o "cadê meu troco" e até o "eu estou bem, e você?"

    Rita

    ResponderExcluir
  2. Amiga acho que por isso é que eu gosto de você, duas doidas ensaiando as coisas da vida kkkkkkk. Eu amo você minha doidinha preferida.

    ResponderExcluir